quinta-feira, 7 de julho de 2011


Imagem google


MANDELA E A FORÇA DE "INVICTUS"



         Nelson Rolihlahla Mandela, ou Nelson Mandela, ou Mandiba, Prêmio Lenin da Paz, em 1990 (recebido em 2000) e Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi um ativista da luta contra o regime de segregação racial na Africa do Sul, o apartheid. Considerado um terrorista pelo governo, mas um lutador pela causa do povo negro do seu país, Mandela foi preso e sentenciado em 2 de junho de 1967 à prisão perpétua, depois de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem e conspiração para ajudar outros países a invadirem a África do Sul. Mandela ficou preso durante 27 anos, 18 dos quais em Robben Island, uma prisão hoje desativada.
         Durante esse período, em que não faltaram manifestações de apoio e pedidos para a sua libertação vindas de todo o mundo, Mandiba apegou-se como a uma oração a um poema: “Invictus”, de William E Henley, que foi o sustentáculo da sua resistencia nos negros anos de cárcere. O poema cedeu o título ao filme “Invictus” (Em cartaz na TV, nos canais fechados), dirigido por Clint Eastwood, com Morgan Freeman interpretando Mandela. E que tem ainda Matt Damon no elenco. Se há alguma dúvida de que a poesia pode provocar mudanças e inspirar os ideais de grandes homens e mulheres, leia os versos abaixo e entenda a força que Mandiba soube tirar destes versos, para suportar o sofrimento nos longos anos de prisão.


INVICTUS

William E Henley
Tradução: André C S Masini

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

* * * * *

Leiam tambem: NOVO FILME DE CLINT EASTWOOD TRAZ MORGAN FREEMAN NO PAPEL DE MANDELA, minha resenha sobre o filme Invictus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário