terça-feira, 29 de março de 2011

SALVADOR - 462 ANOS

        

                               SALVADOR - 462 ANOS

A cidade de Salvador está fazendo aniversário. São 462 anos, desde que Thomé de Souza decidiu desembarcar no Porto da Barra, para conferir "in loco",  " o que a baiana tem". É motivo de festa, certamente, apagar mais esta velinha em comemoração à musical e hospitaleira cidade de Salvador. Mas o evento não pode esconder as suas muitas mazelas, como o abandono a que vem sido submetida nos ultimos anos. Honestamente, dá pena e vergonha contemplar o elevador Lacerda, lá do Mercado Modelo, e ver aquela imponente estrutura arquitetônica em meio àquela paisagem decrépita de ruinas históricas, que reclamam uma restauração. O próprio Mercado é um vexame, Talvez um dos pontos mais visitados pelos turistas e todos os soteropolitanos que amam a cidade, está também entregue ao descaso. Com aquele mau cheiro de urina em volta,e aquelas pedras portuguesas soltas. Sem falar nos buracos. Dia de aniversário é dia de ufanismo. Mas também de reclamar. Salvador não merece este descaso. E a nossa cultura do "deixa pra lá que tudo é festa", tem a sua parcela de culpa nisto. Afinal, teimamos em manter no poder, aqueles que maltratam esta querida Soterópolis. Parabéns para São Salvador. de Caimmy e João Gilberto. E do Itaparicano João Ubaldo que, espertamente, preferiu ter a visão magnífica e privilegiada, do lado de lá!

* * *

No video, o estado de espírito da terrinha, nesta musica que eu considero o hino da cidade de Salvador: Clique no link abaixo e transporte-se para a Bahia.

http://www.youtube.com/watch?v=gMPa7tuI4zQ

Um comentário:

  1. Há um blog de uma portuguesa (umpoucodemim)onde a Maria sempre mostra uma cidade histórica de lá das terras lusitanas. Eu fico impressionado como eles tratam bem do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Comparando ao Brasil( Salvador, Rio, Ouro Preto, Olinda, São Vicente e outras tantas cidades), realmente somos os reis do descaso. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir