sábado, 28 de maio de 2011


Euripedes - Imagem google

O PENSAMENTO DE EURÍPEDES – O GREGO


"O tempo não se ocupa em realizar as nossas esperanças: faz o seu trabalho e voa."

* * *

"O homem poderoso que junta a eloquência à audácia torna-se num cidadão perigoso quando lhe falta bom senso."

* * *

"Fala se tens palavras mais fortes do que o silêncio, ou então guarda silêncio."

* * *

"Fala como sábio a um ignorante e este te dirá que tens pouco bem senso"

* * *
.
"O tempo dirá tudo à posteridade. É um falador. Fala mesmo quando nada se pergunta."

* * *

"O que é a abundância ? Um nome, nada mais; ao sensato basta o necessário."

* * *

"As palavras da verdade são simples."

* * *

"Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes."

* * *

"A sorte combate sempre do lado do prudente."

* * *

"Há uma espécie de pobreza espiritual na riqueza que a torna semelhante à mais negra miséria."

* * *

"Eis o melhor conselho para um homem razoável: não acredites numa mulher, ainda que ela esteja a dizer a verdade."

* * *

"O sofrimento é a lei de ferro da Natureza."

* * * * * *

NOTA: Eurípedes - 485 a.C. - Foi o último dos três grandes autores trágicos da Atenas clássica (os outros dois foram Ésquilo e Sófocles). Especialistas estimam que Eurípedes tenha escrito 95 peças, embora quatro delas provavelmente tenham sido escritas por Crítias. Ele foi autor do maior número de peças trágicas da Grécia que chegaram até nós: dezoito no total (de Ésquilo e Sófocles sobreviveram, de cada um, sete peças completas). Hoje, é amplamente aceito que Rhesus, tida como a décima nona peça completa, possivelmente não seja de Eurípedes. Fragmentos, alguns substanciais, da maioria das outras peças também sobreviveram.
Pouco se sabe de sua vida, mas parece ter sido austero e pouco sociável. Apaixonado pelo debate de idéias, suas investigações e estudos lhe trouxeram mais alfições do que certezas. Alguns críticos o chamaram de "filósofo de teatro", mas não há certeza se Eurípedes, de fato, pertenceu a alguma escola filosófica. Contudo, parece inegável a influência do filósofo Anaxágoras de Clazômenas e também do movimento sofístico.
Para Eurípedes, os mitos (elementos vitais da tragédia) eram apenas coleções de histórias cuja função era perpetuar crenças sobre concepções primitivas. Por tal motivo, opta por relatar em suas tragédias a história dos negados e/ou vencidos, podendo citar como exemplo a obra As Troianas, em que o autor relata a história das mulheres da cidade de Tróia (lembrando que na época as mulheres não eram consideradas como membros da sociedade). Nisso se diferencia tanto de seus predecesores quanto rompe com características importantes aos gregos. Esse rompimento talvez lhe tenha impedido de construir peças harmônicas e perfeitas no seu conjunto, já que os mitos cumpriam muito bem esse papel de fundo. Mesmo assim, compôs cenas memoráveis e agudas análises psicológicas.
As tragédias completas que chegaram até nós são: Medéia, Hipólito, Hécuba, Andrômaca, Alceste, As Bacantes, Héracles, A Heracléade, As Suplicantes, As Mulheres de Tróia, Electra, Ifigênia em Áulida, Helena, Íon, Orestes, Ifigênia em Táurida, As Fenícias e O Ciclope.

* * * * *


Fonte: Vikipédia



Euripedes Barbosa Ribeiro
Publicado no Recanto das Letras em 28/05/2011
Código do texto: T2999428

Nenhum comentário:

Postar um comentário